Ford Escort XR3 1.8 Conversível 1992/1992 na cor Bege Nevada. Carro em raro estado de conservação, com faróis Arteb, manual do proprietário, chave reserva, ar condicionado gelando e direção hidráulica. Pintura original de fábrica.
Motor transversal, 4 cilindros em linha, 1.781 cm³, 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote, carburador de corpo duplo. Potência de 105 cv a 6.000 rpm. Torque de 16 mkgf a 3.000 rpm.
Possui um raro opcional da época, item pioneiro entre os carros nacionais: os amortecedores Cofap ajustáveis com controle eletrônico. Através de uma mudança que ocorria nas válvulas de óleo internas dos amortecedores fazendo sua carga variar conforme a velocidade; ficavam firmes até 20 km/h, mais macios de 20 a 100 km/h e novamente firmes acima dessa marca.
Também endureciam nas frenagens por cinco segundos ou se o motorista desligasse o controle automático
ESCORT
Os mais empolgados torciam pela chegada da versão esportiva XR3, que na Europa usava o moderno motor 1.6 CVH de quatro cilindros, comando de válvulas no cabeçote e ótimos 97 cv.
Mas veio um balde de água fria: a versão brasileira ganhou o velho 1.6 CHT (Compound High Turbulence), evolução da linha Corcel.
Movido só a álcool, necessitou de um bom esforço da Ford, que extraiu dele parcos 82,9 cv. Os donos do XR3 coravam de vergonha ao ficarem lado a lado com os VW Gol GTS ou GT, Chevrolet Monza S/R e Fiat Uno 1.5R.
A redenção veio só em 1989: para combater o recém chegado Chevrolet Kadett, a Autolatina (joint venture entre Ford e Volkswagen) tirou de cena o anêmico CHT e colocou o AP 1800 S, já usado no Gol GTS.
Entre as novidades estavam o câmbio alemão (do VW Golf), as rodas, as saias laterais e os piscas brancos.
Civilizado, era um dos automóveis mais silenciosos do país, apresentando dirigibilidade neutra, com tendência ao sobresterço (saída de traseira) no limite da aderência.
Além do desempenho, o XR3 agradava no acabamento, porta-malas e mimos como o teto solar. Com a crise do etanol provocada pela entressafra da cana na virada da década, os consumidores exigiram um XR3 a gasolina.
O XR3 apelou para o requinte em 1990: novo estofamento, antena e espelhos externos com acionamento elétrico, luz de advertência para portas abertas, para-choques da cor da carroceria e temporizadores para desembaçador traseiro e luz de cortesia.
Dados Gerais
- Marca: Ford
- Modelo: Escort
- Estado do Veículo: Antigos e Coleção
- Tipo: Conversível
- Ano/Modelo: 1992/1992
- KM: 75.531
- Cor: Bege Nevada
Mecânica e Performance
- Motor: AP 1.8
- Potência: 105 CV
- Transmissão: 5 Velocidades
- Tração: Dianteira
- Combustível: Alcool
- Vel. Máxima: 175 Km/h
- 0-100 km/h: 10,4 Segundos
- Portas: 2
- Ocupantes: 5
Outras Informações
- País de Origem: Brasil
Conforto
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
Detalhes dos Acessórios
- Rodas
- Liga Leve R14
- Som
- Rádio AM/FM + Toca Fitas Ford
- Faróis
- Arteb























