Ford Maverick GT V8

Maverick

Ford
Ano/Modelo1974/1974
CâmbioManual
CombustívelGasolina

Este veículo já foi vendido.

Fale Conosco

Ford Maverick GT V8 1974/1974, na cor Vermelho Cadmium, de plaqueta é um Cupê Super Luxo. Possui ar condicionado e direção hidráulica. Várias peças de performance no motor, Bancos feitos pela Batistinha (BTS).

Motor 8 cilindros em V (4.950 cm³) com potência de 275CV, todo feito zero, possui menos 2 mil km rodados.
Carburador Quadrijet mecânico 650 cfm Holley ( recém revisado e trocado todas as juntas)
Bomba de combustível Holley (USA)
Balanceiros roletados, Coletor de admissão Edelbrock Performer e comando de válvulas Edelbrock Performer
Comando de válvulas 280 graus Edelbrock (USA)
Caixa de marchas revisada em 2014
Parte elétrica toda feita em 2015
Abafador Flowmaster
Rodas Cragar importadas dos EUA
Tanque de combustível em inox instalado em 2016
O ar condicionado colocado zero em 2015
Molas da suspensão dianteira trocadas em 2016

A solução encontrada foi tentar aproveitar algum projeto já existente, para que os custos fossem baixos, e entre as opções encontradas, os ecolhidos eram o Ford Taunus, montado na Alemanha e o Ford Maverick, fabricado nos EUA. Algumas clínicas de opinião com potenciais consumidores foram realizadas, tendo sido vencedor o modelo Taunus. Porém, percebeu-se que o motor planejado para equipar o novo carro, o Willys de 6 cilindros não cabia no compartimento. Para agravar a situação, a fábrica de motores da FORD na cidade de Taubaté/SP só ficaria pronta em 1975. Desta forma, a opção foi mudar o carro escolhido e o Maverick foi definido como a opção para ser o novo Ford brasileiro.
Lançado em Maio de 1973, sob o entusiasta slogan “A fórmula Ford contra a rotina”, o Maverick estreou no mercado com o conhecido motor Willys de 6 cilindros além do desejado motor V8, que gerou espera de até 12 meses pelo esportivo modelo GT.
Um fator externo foi determinante na trajetória do Maverick, a crise mundial de petróleo, que elevou sensivelmente os preços dos combustíveis e gerando até a escassez do produto. Este acontecimento fez com que as vendas de veículos grandes, pesados e com consumo elevado de combustível deixassem de ter interesse no consumidor.
Em 1975, com a inauguração da fábrica de motores, é lançada a versão equipada com o novo motor de 4 cilindros, que prometia consumo mais brando e assim, poderia oferecer mais uma opção de motorização, ampliando a linha de veículos e as opções aos consumidores.
As versões de acabamento oferecidas inicialmente eram a STD (standard), a SL (super luxo) e a GT (gran turismo), esta última, representando o veículo esportivo. Além das opções de motores, também existiam as opções de carrocerias, que podiam ser Cupê (2 portas) ou Sedan (4 portas); exceto para o GT, que sempre foi Cupê.
Em 1977, com vendas baixas, a Ford promoveu uma série de mudanças, alterando padrões de acabamento e de detalhes estéticos, tanto externos quanto internos. Surgiu a versão LDO (luxuosa decoração opcional), que possuía inúmeros itens de conforto mecânico e de acabamento, como câmbio automático, ar quente, direção hidráulica e motor V8. Externamente, as mudanças neste ano foram novas grades, emblemas frontais, frisos diferentes e um novo conjunto de lanternas traseiras, maiores e com três divisões. O modelo GT recebeu nova padronagem de faixas decorativas e as falsas entradas de ar no capô.
Em Abril de 1979, não sustentando mais a queda nas vendas e com o lançamento do Ford Corcel II que tinha o mesmo público-alvo, o Maverick saiu de linha, após terem sido fabricados 108.106 veículos em todas as versões e modelos.

Dados Gerais

  • Marca: Ford
  • Modelo: Maverick
  • Estado do Veículo: Antigos e Coleção
  • Ano/Modelo: 1974/1974
  • Cor: Vermelho Cadmium

Mecânica e Performance

  • Motor: 302 pol³ V8
  • Potência: 275 CV
  • Transmissão: 4 Velocidades
  • Tração: Traseira
  • Combustível: Gasolina
  • Portas: 2
  • Ocupantes: 5
  • Freios: Disco Dianteiro e Tambor Traseiro

Outras Informações

  • País de Origem: Brasil

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica

Detalhes dos Acessórios

Bancos
Couro BTS
Rodas
Cragar R15
Som
Rádio AM Philco

Ficou interessado? Envie uma proposta!

    Está interessado em algum veículo específico? A Pastore Car Collection avisa você quando ele chegar.