Ford Maverick GT Quadrijet

Maverick

Ford
Ano/Modelo1977/1977
KM24.290
CâmbioManual
CombustívelGasolina

Este veículo já foi vendido.

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Ford Maverick GT 1977/1977 de plaqueta (LB5E), motor V8 (R). Carroceria Cupê GT (62D). Na cor Amarelo Interlagos! Placa Preta! Veículo todo restaurado nos mínimos detalhes! Tudo nele é novo! Pintura perfeita! Pneus Firestone Wide Oval!
Veículo restaurado na Fábrica De Sonhos que é considerada uma concessionária de Ford Mavericks do século XXI!
Esse veículo é muito especial, pois se trata de uma versão conhecida como Maverick GT Quadrijet.

A Ford logo que lançou Maverick inscreveu ele nas corridas de turismo no Brasil, as então chamadas Divisões 1 e 3. Na divisão 1 competiam carros praticamente originais (stock) e na Divisão 3 bólidos com mais de 400 cavalos de potência.

Na Divisão 1, a Ford tinha equipe de fábrica e queria dar uma apimentada nos seus carros, para tal precisaria homologar modelos para a rua. Eis que surge o Maverick GT Quadrijet (Foram produzidos entre 500-600 carros para homologar e posteriormente esse kit era vendido na concessionária), este modelo que externamente não diferenciava-se em nada da versão GT comum, era equipado com um carburador quadrúplo Holley 600 (dai o nome Quadrijet), um comando mais bravo de 270 graus da marca Iskynderian, e um coletor em alumínio Edelbrook. Você a partir de 1974 poderia adquirir esses kits já no motor ou para instalar,justamente para a Ford validar o carro paras as pistas.

Com o kit de performance da Ford instalado a potência saltava de 199cv para 255CV, nas pistas o resultado não foi outro senão massacre pra cima do Opala, o arqui-rival eterno deste Ford. Seja em corridas normais de turismo, ou provas de longa duração o Maverick levou tudo, até a GM acordar e em 1975 lançar seu próprio rojão, o Opala SS 250S, que equilibraria um pouco as coisas.

Não se tem noticia de quantos desses poderosos Mavericks foram produzidos, nem de quantos ainda rodam. O motor V8 302 (5.0 litros) deste Ford era importado dos Estados Unidos e equipava também o Maverick Grabber norte-americano.

Motor 8 cilindros em V (4.950 cm³) com potência de 255CV (250HP) a 5200rpm e torque de 41,6kgfm a 3200rpm. Câmbio de 4 marchas no assoalho.

Em 1977 a Ford promoveu uma série de mudanças no Maverick, alterando padrões de acabamento e de detalhes estéticos, tanto externos quanto internos. Surgiu a versão LDO (luxuosa decoração opcional), que possuía inúmeros itens de conforto mecânico e de acabamento, como câmbio automático, ar quente, direção hidráulica e motor V8. Externamente, as mudanças neste ano foram novas grades, emblemas frontais, frisos diferentes e um novo conjunto de lanternas traseiras, maiores e com três divisões. O modelo GT recebeu nova padronagem de faixas decorativas e as falsas entradas de ar no capô.

Fontes: Emerson Martinez; Revistas Quatro Rodas, Agosto de 1974 e Auto Esporte Setembro de 1974.

Dados Gerais

  • Marca: Ford
  • Modelo: Maverick
  • Estado do Veículo: Antigos e Coleção
  • Ano/Modelo: 1977/1977
  • KM: 24.290
  • Cor: Amarelo Interlagos

Mecânica e Performance

  • Motor: 302 pol³ V8
  • Potência: 255 CV
  • Transmissão: 4 Velocidades
  • Tração: Traseira
  • Combustível: Gasolina
  • Vel. Máxima: 204,5 Km/h
  • 0-100 km/h: 6,5 Segundos
  • Portas: 2
  • Ocupantes: 5
  • Freios: Disco Dianteiro e Tambor Traseiro

Outras Informações

  • País de Origem: Brasil

Vídeo do Veículo

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