Kawasaki Concours 14
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Informações Gerais
Marca: Kawasaki
Modelo: Concours 14
Ano Fabricação/Ano Modelo: 2011/2012
Cor: Preto
Quilometragem: 9.435
Dimensões - Comp./Largura/Altura (mm): 2230/1345/950
Ocupantes: 2
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Mecânica e Segurança
Combustível: Gasolina
Motor: 1352 cm³
Potência: 155 CV
Câmbio: Manual - 6 velocidades
Tração: Traseira
Aceleração 0-100km/h: 4,0 Segundos
Freios: ABS
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Acessórios/Opcionais
Computador de Bordo: Sim
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Informações Extra
País de Origem: Japão
ATENÇÃO! Devido a grande rotatividade em nosso estoque, se faz necessário a consulta diretamente em nossa loja para certificar de que o veículo ainda se encontra sob nossos cuidados. O valor do anúncio deve ser confirmado, pois o mesmo pode ter sido ajustado em nossa loja e ainda não ter sido modificado neste site. Obrigado pela compreensão. Pastore Car Collection.
Observações
Kawasaki Concours 14 2012 em perfeito estado de conservação!!! Com apenas 9435 km!!!
Quando a Kawasaki Concours 14 foi apresentada no Salão Duas Rodas 2011, seu imponente visual chamou mais atenção do que os dados técnicos, que fazem desta motocicleta de turismo quase um projeto esportivo. São 155 cavalos de potência e 14,1 kgf.m de torque máximo. Números impressionantes produzidos por um propulsor de arquitetura clássica: quatro cilindros em linha e refrigeração líquida.
Com bom torque e alto desempenho, essas especificações técnicas revelam a preocupação da Kawasaki em fazer uma motocicleta voltada para o mototurismo, mas com o espírito “Ninja” de suas superesportivas — sem falar da “economia” de componentes, já que a Concours é derivada da ZX-14. E isso tudo fica muito claro ao pilotar a touring da Kawasaki. A moto oferece torque à vontade em todas as faixas de rotação do motor e desempenho de sobra, auxiliados por uma aerodinâmica privilegiada, eletrônica embarcada e os acessórios que fazem da Concours uma legítima moto de turismo, mas de alma esportiva.
Eletrônica embarcada
Antes de retirar a Concours 14 da revenda da Kawasaki precisei receber algumas instruções do vendedor. Controle de tração (KTRC), freios ABS (K-ACT), manoplas aquecidas e mais alguns mimos que tentam justificar os R$ 74.990 cobrados pela marca foram cuidadosamente explicados.
Mas teoria é teoria, então vamos à prática. Criado para as motos superesportivas da Casa de Akashi, o sistema de controle de tração KTRC também faz parte da Concours. É complicado colocá-lo à prova com 304 quilos em ordem de marcha, mas quando requisitado trabalhou bem.
A intenção desta eletrônica, principalmente em uma moto de turismo, é auxiliar o motociclista em caso uma chuva forte ou em pisos irregulares. Como não passei por nenhuma situação extrema, fui até uma estrada de terra somente para avaliar o KTRC. Com o sistema ativado, a moto corrige qualquer aceleração mais brusca e que possa causar uma perda de tração na roda traseira. Parece que a moto está “engasgando”, mas na verdade é o KTRC evitando que o piloto perca aderência.
Outro aparato eletrônico que equipa a Concours é o freio ABS K-ACT (Tecnologia de Frenagem Co-ativa Avançada). Sua função é distribuir a tensão de frenagem entre as duas rodas. Ou seja, quando o freio traseiro é acionado, os discos dianteiros também auxiliam a frear a moto. Na prática percebe-se que isso também acontece com o K-ACT desligado, só que em menor proporção. Não gostei da sensibilidade do sistema. Basta um leve toque no pedal de freio para que o trem dianteiro enfrente um efeito mergulho, por isso é melhor ser usado somente por motociclistas mais experientes ou que estejam carregando muita carga.
Ergonomia touring
Além dos sistemas eletrônicos que deixam a pilotagem mais segura, a Kawasaki também disponibilizou alguns recursos que ajudam na ergonomia e conforto do piloto. Caso das manoplas aquecidas. Não é um item imprescindível em uma motocicleta, mas com certeza irá ajudar a postergar um possível desconforto quando se rodas pela região Sul, além de permitir ao piloto rodar por mais alguns quilômetros — o que às vezes é essencial em motos deste segmento usadas em longos percursos.
Outro detalhe muito funcional é o parabrisa com acionamento elétrico. Basta acessá-lo no punho esquerdo, com a moto em movimento ou não, e regular na altura desejada. O piloto fica completamente amparado, sem qualquer resquício de vento no peito — ou capacete, dependendo da altura do piloto. Aqui cabe uma ressalva. Com 1,90m e mais de 400 quilômetros rodados, comecei a ficar com uma dor incomoda no pescoço. Não consegui manter a coluna ereta, senão esticaria muito o braço, e não é possível “carenar” por completo, devido a proposta da moto e ao guidão alto (estilo gaivota). Talvez um piloto de menor estatura não sinta esse incômodo.
A Kawasaki ainda se preocupou em instalar um inteligente sistema de regulagem dos faróis. Em frente ao piloto, abaixo do painel, ficam dois botões que permitem subir e descer o conjunto óptico. Se a moto estiver muito pesada (carregada), ou sem peso algum, o motociclista pode ajustar de forma fácil e rápida obtendo uma iluminação mais eficiente e segura.
Visual
Ao olhar a Concours 14 nota-se sua aptidão estradeira. Seu tamanho impressiona — são 2230 mm de comprimento e 790 mm de largura —, mas basta sair da concessionária para ficar completamente familiarizado com o novo modelo de turismo da Kawasaki.
As duas malas laterais contribuem para o visual exagerado, mas só atrapalharão no perímetro urbano. É só acelerar na estrada que o peso extra da bagagem desaparece e os bauletos se tornam parceiros de viagem. Vale dizer que o KIPASS (Kawasaki´s Intelligent Proximity Activation Start System) permite ao condutor ficar com a chave (presencial) no bolso e com ela abrir o tanque de combustível e as malas laterais, facilitando a vida do motociclista. Ou seja, não é preciso desligar a moto para acessar o bauleto.
Visualmente, a Concours também carrega linhas semelhantes às de sua irmã mais veloz, a ZX-14R. Entretanto, os dois blocos do conjunto óptico são maiores, oferecendo uma melhor iluminação para viagens noturnas. Os grandes retrovisores acompanham as proporções do modelo e foram colocados logo abaixo do parabrisa, formando uma linha com o painel de instrumentos. Composto por uma tela de LCD e dois grandes mostradores analógicos com funções de velocímetro e conta-giros, o painel inclui também as luzes-espia e um computador de bordo completo, que mostra até a pressão dos pneus, por exemplo.
Motor e ciclística
A Concours 14 recebeu o motor da ZX-14R. Portanto, seu propulsor de 1.352 cm³, DOHC, 16 válvulas, 4 cilindros em linha e refrigeração líquida, é capaz de gerar 155 cavalos de potência máxima a 8.800 e 14,1 kgf.m a 6.200 rpm. Muita força e desempenho para uma motocicleta de turismo. Mas calma, os engenheiros da Kawasaki distribuíram muito bem o torque em todas as faixas do motor e isso ajuda muito o piloto — principalmente os menos experientes.
Na cidade não é preciso mudar de marchas o tempo todo. E na estrada (seu habitat) a última faixa do motor, overdrive, não exige em nenhum momento uma redução de marcha — é possível viajar dos 60 km/h aos 160 km/h com a sexta marcha engatada. Essa característica contribuiu para o consumo da Concours: durantes a sessão de fotos e rodando em trechos urbanos a moto fez pouco mais de 15 km/l. Quando passei a rodar exclusivamente em rodovias e na overdrive o consumo melhorou, quase 17 km/l. Sendo que o tanque de combustível tem capacidade para 22 litros. Dessa forma a moto pode rodar mais de 350 km.
Outro fator que ajuda ao motociclista viajar tranquilo é a relação secundária por meio de eixo-cardã. Ao contrário da corrente, a peça não precisa de manutenção com lubrificações constantes, verificação de tensão e ainda oferece mais conforto.
Lembrando que basta abrir o acelerador na saída de um pedágio para que a velocidade aumente rapidamente, na mesma proporção que o combustível é queimado. Já para frear essa robusta e potente motocicleta, a Kawasaki optou por utilizar disco duplo de 310mm em formato margarida e pinça dupla com pistão duplo na dianteira. E disco simples de 270mm (também formato margarida) e pinça com pistão simples na traseira. Com o auxilio do ABS, os freios se mostraram eficientes. Todavia, o auxilio do K-ACT deixa o pedal de freio traseiro muito sensível, vale insistir.
O conjunto de suspensões também agradou, embora não traga qualquer novidade: garfo telescópico invertido de 43 mm traz compressão e retorno na pré-carga da mola ajustáveis no trem dianteiro e suspensão uni-track (e amortecedor a gás), com retorno, compressão e pré-carga da mola totalmente ajustáveis na traseira. Com guidão bem alto, a Concours não é uma eximia fazedora de curva, mas deita com estilo se o piloto entrar na curva com exatidão.
Mercado
Com preço sugerido de R$ 74.990, a Concours 14 chega cobrando caro pelo seu excelente conjunto. Se comparada à BMW K 1300 S, versão standard com freios ABS, que custa por R$ 68.900 e a Honda VFR 1200F, que tem preço de R$ 69.900, o valor da touring da Kawasaki intimida. No entanto, a Concours 14 tem condições de ser comparada também a BMW K 1600 GT (R$ 99.500) e à Honda Goldwing (R$ 92.000), deixando-a em posição de vantagem no preço.