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Fale ConoscoFord F75 1981/1981 na cor Laranja. Câmbio Automático de 3 Velocidades Original do Ford Maverick, Caixa de transferência da Ford Ranger, direção hidráulica, servo freio, 5 pneus novos, molas da Toyota Bandeirante
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, quatro tempos, 2.300cm³ (2.3L) comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada, válvula de admissão e escapamento no cabeçote acionadas diretamente pelos balancins apoiado em tuchos hidráulicos. Potência Máxima: 91 CV a 5.000rpm. Torque Máximo: 17Kgfm a 3.000 rpm.
Nascida nos EUA, a picape desbravou os piores caminhos no Brasil com valentia e competência por mais de duas décadas.
Herói da Segunda Guerra, o Jeep tornou-se um desbravador de caminhos em tempos de paz, levando o progresso a regiões inóspitas. O sucesso da versão civil desenvolvida pela Willys deu origem a duas variantes, muito apreciadas por trabalhadores, fazendeiros e famílias com espírito aventureiro: a perua fechada Jeep Station Wagon e a caminhonete Jeep Truck.
Em 1946, chegaram ao país os primeiros Jeep, cujo sucesso resultou na fundação da Willys-Overland do Brasil, em 1952. Logo, a Station Wagon saía da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois rebatizada de Rural Willys.
A Rural ganhou personalidade em 1960: uma reestilização encomendada nos EUA pela filial brasileira lhe conferiu uma identidade própria, bem diferente das versões de outros países. O resultado final era tão bom que foi incorporado pela Pick-up Jeep: apresentada no Salão do Automóvel de 1960, nada mais era que a versão brasileira da Jeep Truck, ainda produzida em seu país de origem.
Seu índice de nacionalização chegava a 98%, graças à fundição do bloco do motor BF-161 em Taubaté. O B era de brasileiro e o F era devido ao esquema de válvulas de admissão no cabeçote e de escapamento no bloco. O numeral 161 descrevia a cilindrada em polegadas cúbicas: 2.638 cm3, que rendiam 90 cv. Com seis cilindros em linha, foi o primeiro motor inteiramente fabricado no país.
A liderança do segmento veio em 1966, com mais de 50% das vendas. Para reduzir o consumo, a calibração do carburador era revista e havia a opção da roda-livre para eliminar o arrasto desnecessário da tração dianteira.
Em 1968, surgiu o motor Willys 3000, com 3 litros de cilindrada e 132 cv. Nesse período, o controle acionário da Willys foi assumido pela Ford, que rebatizou o utilitário de acordo com a sua linhagem. O Pick-up Jeep se chamava agora F-75.
A Ford usou a planta de Taubaté para produzir novos motores para o mercado local e de exportação. Em 1975, o velho motor de seis cilindros em linha foi finalmente substituído por um menor e mais moderno, com quatro cilindros e comando de válvulas no cabeçote com fluxo cruzado. Com 2,3 litros de cilindrada, rendia 91 cv e chegou até a ter uma versão movida a álcool em 1980.
A valente picape deixou de ser produzida em 1983, para desgosto de seus entusiastas. (Quatro Rodas)
Dados Gerais
- Marca: Ford
- Modelo: F75
- Estado do Veículo: Antigos e Coleção
- Ano/Modelo: 1981/1981
- KM: 61.850
- Cor: Laranja
Mecânica e Performance
- Motor: 2.3 - 4 Cilindros
- Potência: 91 CV
- Transmissão: 3 Velocidades
- Tração: 4x4
- Combustível: Gasolina
- Vel. Máxima: 132 Km/h
- 0-100 km/h: 22 Segundos
- Portas: 2
- Ocupantes: 3
- Freios: Tambor nas 4 Rodas
Outras Informações
- País de Origem: Brasil
Conforto
- Direção elétrica